Philips: Tecnologia e sustentabilidade
Autora: Maria Leal
A marca Philips foi fundada em 1891 por Frederick e Gerard Philips. A fábrica que estreou como produtora de lâmpadas incandescentes de filamentos de carbono, obteve um sucesso significativo na época, tornando-se rapidamente uma das maiores empresas da Europa e se desenvolvendo na busca pelo alinhamento entre a tecnologia e a sustentabilidade.
Atualmente, a empresa segue com estes diferenciais e conta com três divisões de negócios, sendo elas:
- Saúde, com um investimento no tratamento de cardiologia, oncologia e saúde da mulher;
- Estilo de vida do consumidor, que inclui produtos e serviços em bem-estar, cuidados pessoais e aparelhos domésticos;
- A divisão de iluminação, referência no desenvolvimento e produção de soluções em fontes de iluminação e eletrônicos;
Diante do aumento das mudanças climáticas, a empresa assumiu uma atenção considerável na agenda pública e política. Embora preocupações ambientais não fossem novidades para a marca, ao longo das três últimas décadas, a Phillips tomou medidas decisivas para otimizar o desempenho ambiental. Para isso, focou na redução das emissões de CO₂ e do consumo de energia em especial.
Alinhado à missão da Philips, isto é, melhorar a qualidade de vida das pessoas, a líder global em tecnologia de saúde aderiu também inovações significativas, focando nas áreas em que poderiam desempenhar o maior papel, incluindo a eficiência energética e o conteúdo químico dos produtos. Buscou reforçar ainda mais seus compromissos como uma empresa orientada por propósitos com o anúncio, hoje, de uma abordagem otimizada e sustentável.
Deste modo, respeitando os limites ambientais do planeta, a empresa está comprometida com metas baseadas na ciência, reduzindo as emissões de carbono, em linha com um cenário de aquecimento global de 1,5 °C, conforme recomendado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e conforme o Acordo de Paris.
Assim, as emissões irremediáveis de carbono nas operações próprias da Philips serão compensadas através de investimentos em projetos ambientais que favorecem a saúde, como água potável, energia limpa, biodiversidade e programas de florestamento.
É de extrema importância que empresas desenvolvam suas soluções com base no alinhamento entre tecnologia e sustentabilidade. Pensando nisso, a Prisma realiza consultorias gratuitas visando direcionar o seu negócio para uma gestão mais sustentável como, por exemplo, por meio da gestão de resíduos sólidos. Ficou interessado? Agenda já a sua consulta gratuita clicando aqui!
Referências:
https://www.tecmundo.com.br/mercado/125514-historia-philips-rainha-midias-video.htm