Por que sua empresa precisa desenvolver um novo produto
Autora: Graziela Santana novo produto
O desenvolvimento de novos produtos apresenta inúmeras vantagens competitivas para as empresas, especialmente no mercado atual, marcado pela busca por inovação. Ele diz respeito tanto à criação de produtos ainda inexistentes em nosso cenário, como também à melhoria de produtos já existentes, com o objetivo de aperfeiçoar certas características e até mesmo aumentar o tempo de prateleira! novo produto
Além disso, saber desenvolver novos produtos de forma assertiva pode ser o empurrão necessário para se iniciar aquele seu empreendimento dos sonhos ou expandir a área de atuação do seu negócio atual, gerando mais lucro e/ou diminuindo custos de produção.
E aí, quer saber como desenvolver um novo produto e finalmente tirar aquela sua ideia inovadora do papel? Confira o passo a passo a seguir.
1.Estude a viabilidade da sua ideia
Antes de investir tempo e dinheiro na parte mais prática do desenvolvimento de produto, é preciso saber se sua ideia é de fato viável, tanto técnica quanto economicamente. Para isso, é necessário que haja conhecimento da existência e disponibilidade de certas matérias-primas para que o produto, como desejado, seja de fato obtido no final do processo, além de saber se toda a metodologia e tecnologia por trás deste é de fato rentável e pode te trazer lucro caso desenvolvido.
Na Prisma, também realizamos o serviço de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica de forma separada, caso você queira saber apenas se a sua ideia é de fato praticável para o seu negócio. Se for o seu caso, solicite um diagnóstico totalmente gratuito com a nossa equipe especializada aqui.
2. Desenvolva a nova formulação
Você já sabe que a sua ideia é viável e que tem muito a te oferecer? Pronto! Agora o próximo passo consiste em elaborar a nova formulação para o seu produto. Para isso, você deverá realizar extensas pesquisas para entender quais são as matérias-primas aplicáveis para a sua realidade e no que cada uma pode agregar para se chegar ao resultado final. Após isso, é preciso pensar na proporção que cada uma vai ter no seu produto, além do modo como este será produzido e quais as condições de preparo e de embalagem, o que é importante para garantir a qualidade final.
3. Teste a qualidade do produto
Agora chegou o momento de finalmente pegar todo o seu estudo e formulação e aplicar na prática. Você deve preparar o produto conforme a etapa anterior, e testar a sua qualidade. A depender do que está sendo produzido, o teste pode ser feito de forma sensorial, tendo sua própria aprovação e/ou a de seus consumidores (Saiba mais sobre isso no nosso artigo: Job to be done: conheça melhor o seu cliente!) ou em laboratório. Caso não tenha suprido as suas expectativas, colete os feedbacks e volte para a etapa 2, desenvolvendo uma nova formulação.
4. Padronize o seu processo de produção
A hora chegou e finalmente você tem em mãos a formulação para o produto que tanto desejava! Nesse momento, é importante que todo o processo seja bem padronizado, de modo que todos os produtos sempre saiam com a maior qualidade possível e que seus consumidores sempre estejam satisfeitos (Leia também: Entenda a importância do Procedimento Operacional Padrão e Procedimento Operacional Padrão em 4 passos). novo produto
Ter ideias inovadoras é incrível, mas tirá-las do papel é ainda melhor! Sabemos que esse processo pode ser bastante complexo e trabalhoso, mas você não está sozinho nessa. A Prisma é especialista em Desenvolvimento de Produtos e está aqui para te auxiliar, por meio de uma consultoria totalmente personalizada para sua realidade e com preços muito abaixo do mercado.
Não fique para trás nesse mercado cada vez mais competitivo! Faça como muitos outros estabelecimentos e solicite um diagnóstico totalmente gratuito com nossa equipe aqui.
novo produto novo produto novo produto novo produto novo produto novo produto