Principais fontes de energia alternativa para a indústria

 em Industrial, Sem categoria

Autor: Paulo Veloso

O desenvolvimento da sociedade moderna é fortemente dependente do uso de combustíveis fósseis, que são responsáveis pela emissão dos gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera, principalmente o CO2

No entanto, esse uso em larga escala tem acarretado em efeitos muito danosos ao meio ambiente, como aponta o sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que tem como foco principal a redução das emissões de GEE e a remoção do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. No documento, os cientistas afirmam que não há mais espaço para novas infraestruturas baseadas em combustíveis fósseis, pois as emissões dessas estruturas – existentes e planejadas – excederiam o limite de emissão líquida de CO2 (IPCC, 2022).

Em decorrência dos efeitos danosos dos GEE ao meio ambiente, todos os setores da sociedade, tanto públicos quanto privados, têm investido no desenvolvimento de biocombustíveis e energias renováveis, visando diminuir implementar uma produção mais limpa e excluir a dependência de fontes mais nocivas, como petróleo, gás natural e carvão.

A indústria, responsável por um consumo energético consideravelmente elevado, também tem se movimentado no sentido de buscar fontes de energia alternativa, e consequentemente, mitigar os efeitos do aquecimento global.

Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2021 (refere-se ao consumo de 2020), o setor industrial foi responsável pelo consumo de 32,1% da energia gerada no país, perdendo apenas para o setor de transporte (32,2%). Esse valor representa um aumento de 3,9% em relação ao consumo no ano de 2019, mesmo em um contexto de pandemia da Covid-19.

Ainda de acordo com o Balanço Energético Nacional de 2021, 63% da matriz energética utilizada pelo setor industrial é advinda de fontes renováveis, com destaque para o bagaço da cana de açúcar e a lixívia.

O que são fontes de energia alternativas? 

Fontes de energia alternativas são fontes de geração de energia (elétrica ou não) com um menor impacto ambiental em relação a fontes mais tradicionais, como petróleo e gás natural. Algumas das vantagens desse tipo de geração de energia são:

  • Menor emissão de GEE, e portanto menor impacto ambiental;
  • Independência em relação a oscilações de bandeiras tarifárias e de reajustes impostos pelas distribuidoras de energia;
  • Economia a longo prazo;  
  • Melhora da imagem frente a seus stakeholders.

 

Exemplos de fontes alternativas

 

  • Energia Biogás e Biometano

O biogás deriva da decomposição (em ambiente sem oxigênio) de qualquer matéria orgânica. Já o biometano (composto majoritariamente de CH4) resulta do processo de purificação do biogás, até atingir características similares às do gás natural de origem fóssil. Esses gases são queimados, transformando energia química em energia térmica e elétrica.

 

  • Energia Solar

É a energia gerada a partir dos raios solares. Para sua utilização, é necessário placas solares, que fazem a conversão de energia térmica em energia elétrica e armazena essa energia.  

energia

  • Energia hidráulica

É a energia criada a partir da força de um fluido industrial, sob pressão, para geração de energia mecânica. É utilizada para movimentação de maquinário pesado ou mesmo em outros equipamentos presentes no dia a dia de empresas e condomínios, como elevadores.

Entre suas vantagens, estão o fato de não emitir poluentes, ser renovável e representar baixo custo operacional. 

 

  • Energia advindo de biomassa

Biomassa é qualquer resíduo de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal. O principal exemplo é o bagaço da cana-de-açúcar (que produz açúcar e etanol). 

 

  • Energia eólica

O princípio de geração da energia eólica é o mesmo da energia hidráulica, com a diferença de que a energia neste caso é produzida a partir da movimentação de turbinas acionadas pelo vento.

 

Além dessas fontes, muitas outras estão em desenvolvimento e certamente farão parte da matriz energética, como o hidrogênio verde. Se interessou pelas energias renováveis e deseja explorá-lo na sua indústria ou negócio? Entre em contato conosco e agende uma visita diagnóstica 100% gratuita!  

 

Referências 

Balanço Energético Nacional, 2021.  Disponível em: <https://www.bing.com/ck/a?!&&p=1061c2893ffcd742JmltdHM9MTY2NjY1NjAwMCZpZ3VpZD0yZmM5N2VmNS01MWEyLTY3ODEtM2JhNy02ZjAwNTBjOTY2YmEmaW5zaWQ9NTE3MA&ptn=3&hsh=3&fclid=2fc97ef5-51a2-6781-3ba7-6f0050c966ba&psq=balanço+energético+nacional+2021&u=a1aHR0cHM6Ly93d3cuZXBlLmdvdi5ici9wdC9wdWJsaWNhY29lcy1kYWRvcy1hYmVydG9zL3B1YmxpY2Fjb2VzL0JhbGFuY28tRW5lcmdldGljby1OYWNpb25hbC0yMDIx&ntb=1>

 

DESCUBRA 5 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS PARA A SUA INDÚSTRIA. Disponível em: <https://www.neuplast.com.br/blog/descubra-5-fontes-de-energia-alternativas-para-a-sua-industria/>

 

PAINEL GOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (IPCC, sigla em inglês). Relatórios. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-working-group-ii/

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Processos quimicos industria alimenticiainteligencia artificial