Trocadores de Calor para Processos de Alta Pressão

 em Industrial

 

 

 

 

 

Autor: Peter Brown

Os trocadores de calor, embora tenham um nome que remete a um sentido bastante técnico, têm uma definição simples: são aqueles equipamentos que são projetados para realizarem a transferência de calor entre dois meios. Existem inúmeras aplicações para esses dispositivos na indústria e também no cotidiano, possibilitando melhores condições de vida aos seres humanos. 

No nosso cotidiano, temos o exemplo bastante utilizado do ar-condicionado. Esse aparelho funciona por meio da transferência do calor do ambiente a ser refrigerado para um ambiente externo, onde o calor é despejado. Essa troca de calor ocorre por meio de um sistema de serpentinas, que contém um fluido refrigerante. Nesse processo, estão envolvidos alguns outros mecanismos: o compressor, condensador e a evaporadora, que realizam as mudanças de pressão e temperatura que possibilitam o resfriamento do ar.

No âmbito industrial, existem inúmeros processos que dependem dos trocadores de calor para prosseguirem adequadamente, destacando-se na indústria petroquímica com a otimização de processos. Isso se deve ao fato de que, em muitos casos, o controle da temperatura durante o processo é de fundamental importância para o seu perfeito funcionamento.

Ademais, muitos processos industriais são realizados a níveis de pressão extremamente elevados, que põe seus sistemas sob também altos níveis de estresse e podem causar fadiga e falhas nos equipamentos. Para lidar com esses problemas, entre outros, trocadores de calor que sustentem tais condições necessitam ser projetados, não apenas para assegurar a segurança do processo, mas também sua eficiência.

Devem existir, portanto, diversos modelos de trocadores de calor para atender a todas as demandas postas pelo desenvolvimento constante da sociedade. Um desses modelos é o trocador de calor a placas (ou de placas), que consiste em uma série de placas corrugadas, constituídas por algum material condutor de calor. Os fluidos que devem trocar calor fluem em sentidos contrários pelas ranhuras nas placas, possibilitando assim uma eficiente forma de realizar o processo. Além desses, existem outros tipos de trocadores de calor, como os de contato direto e os de contato indireto, que podem ser explorados com mais detalhes no site da UFJF.

Ao decorrer do tempo, a luta pela eficiência energética tem se tornado uma grande prioridade para o mundo científico e tecnológico, fazendo com que todos os avanços nas áreas relacionadas sejam de grande valia. Por esse motivo e outros, é de fundamental importância que os engenheiros e membros da sociedade do futuro tenham o entendimento necessário sobre tais tópicos, possibilitando o aprendizado em conjunto e como cidadãos.

Gostou do conteúdo e tem interesse nos avanços do setor industrial? Acesse o blog da Prisma Jr!

 

referências:

 

https://www.unicesumar.edu.br/wp-content1/uploads/degustacao/ebook/ebook-material-didatico-engenharia-eletrica.pdf

https://blog.bermo.com.br/principais-tipos-de-trocador-de-calor/

https://propeq.com/trocadores-de-calor/#:~:text=Os%20trocadores%20de%20calor%2C%20como,cotidiano%20é%20o%20ar%20condicionado

https://www.alfalaval.com.br/produtos/transferencia-de-calor/trocadores-de-calor-a-placa/trocadores-de-calor-a-placas-gaxetado/m-line/

https://www2.ufjf.br/washington_irrazabal//files/2014/05/Aula-23_Trocadores-de-Calor.pdf

Postagens Recentes

Deixe um Comentário