A importância da parametrização de projetos para a engenharia

 em Industrial

Autor: Paulo Veloso

Os projetos de engenharia são amplamente conhecidos pela sua grande complexidade, visto que diversas variáveis técnicas e econômicas são analisadas simultaneamente no escopo do projeto, tendo como objetivo final atestar a viabilidade da proposta. Um dos pontos importantes de projetos para a engenharia é a parametrização

 

O que é parametrização?  

Conforme Peres et al. (2007), é cada vez maior a necessidade de se realizar projetos mais elaborados, em menos tempo e com mais qualidade

Quando, por exemplo, os desenhos de componentes similares são associados a uma tabela, é possível criar vários projetos diferentes com um único desenho feito, pois na tabela pode-se fazer modificações nas dimensões da peça e os desenhos relacionados (vistas e cortes) serão atualizados automaticamente. Esse processo é chamado de parametrização.

A parametrização é muito útil especialmente para as engenharias civil e mecânica e a arquitetura, como na confecção de plantas ou peças em 3D, mas tem potencial de aplicação em todo tipo de projeto.

parametrização

Parametrização de parafuso. Fonte: Douglas Silva (LinkedIn).

 

De modo geral, a parametrização busca padronizar o processo de modo a facilitar a replicabilidade deste, alterando somente o necessário.

A padronização é relevante não só na indústria, mas também em outros setores, inclusive sendo de grande importância para o sucesso do McDonald’s. Para ler mais sobre esse tema, acesse o nosso artigo sobre Como a padronização transformou o McDonald’s.

 

Vantagens e desvantagens da parametrização de projetos 

De acordo com o Projetista Mecânico Douglas Silva, a parametrização de projetos apresenta tanto vantagens quanto desvantagens, dentre as quais podemos citar:

VANTAGENS

  • Menor divergência entre projeto básico e projeto de detalhamento.
  • Menor probabilidade de erro na fabricação, por conta de eficiência nos projetos.
  • Ganho de tempo para processos de outras áreas: compras, fabricação, etc.
  • Padronização de soluções evitando sempre uma reengenharia.
  • Criação de banco de dados e catalogação.
  • Aumento de competitividade.

DESVANTAGENS

  • Não é possível afirmar um valor de redução de tempo com a parametrização (pode variar de 10% a 90%).
  • Desperdício de tempo para elaboração de projetos paramétricos que não tenham reuso.
  • Diminuição de variação nas características de um projeto.

Como faço a parametrização do meu projeto?  

A metodologia para parametrização varia muito de acordo com o tipo, área de estudo e especificidade de cada projeto. Inicialmente, o importante é ter o projeto bem descrito, com parâmetros e variáveis detalhadas, além de suas relações.

Por exemplo, para realizar a parametrização de uma peça ou componente é interessante que o projetista tenha um conhecimento básico de como utilizar o software modelador paramétrico MDT.

 

Esse tipo de processo garante que alguns recursos possam ser realocados em outras áreas da empresa, como gestão da qualidade e inovação. Caso precise de auxílio para parametrizar um projeto e poupar tempo e dinheiro, entre em contato conosco!

 

Referências 

 

Douglas Silva. Parametrização de projetos na engenharia. Disponível em:  <https://pt.linkedin.com/pulse/parametriza%C3%A7%C3%A3o-de-projetos-na-engenharia-douglas-silva>

Peres, M. P.; Hayama, A. O. F.; Velasco, A. D. A parametrização e a engenharia. Graphica. Curitiba, Paraná, 2007.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

layout