Como saber o momento de desenvolver um produto?

 em Gestão
Autora: Jéssica Kelly Correia

Aumento da competitividade, mudanças de hábitos e mercadológicas, aumento do estoque e baixa nas vendas… Se você tem uma empresa e alguns desses termos lhe assustam, isso pode ser um sinal de que sua empresa precisa fazer modificações nas ofertas já existentes ou desenvolver um novo produto que acompanhe as mudanças que cercam o seu negócio e atendem as necessidades do seu público-alvo.

A inovação é imprescindível para qualquer empresa que deseja se manter ativa, mas nem sempre é fácil identificar o momento certo para tomar essa decisão, por isso é importante conhecer as características que indicam essa necessidade. Continue lendo este artigo para saber quais os sinais de que a sua empresa precisa de um Desenvolvimento de Produto!

Seu produto pode ser facilmente substituído

Quando seu produto foi desenvolvido, também foi idealizado o cliente perfeito para ele e com grande potencial de compra. Agora com sua ideia já concretizada, você nota que até concorrentes de segmentos diferentes dispõe de produtos com características que atendem a necessidade do seu cliente e este passa a não enxergar a sua oferta como a única ou melhor opção.

Os hábitos do seu cliente mudaram

A economia não é a mesma de um ano atrás, o modo das pessoas se relacionarem também não, os hábitos de consumo e aquisição também mudaram e muito provavelmente o seu cliente teve que se adaptar a todas essas mudanças em muitas esferas de suas vidas. Este ponto difere as empresas de sucesso de outras com tendência ao fracasso, as que se antecipam de forma assertiva perante as mudanças de hábitos dos seus clientes provavelmente se destacarão.

Aumento dos custos de produção

Toda empresa já se deparou com as variações de preços entre uma aquisição e outra, entretanto algumas matérias primas e outros itens que influenciam nos custos de produção aumentaram de preço permanentemente. Aqui surge o dilema entre oferecer um produto de qualidade, maximizar os lucros e diminuir os custos. Muitas empresas que se deparam com essa realidade adotam estratégias como lançamento de novos produtos ou reformulação dos já existentes, visando se manterem ativas e competitivas.

Repetição de ideias

Diante da identificação dos resultados estagnados ou negativos, algumas empresas até tomam algumas iniciativas, entretanto a falta de direcionamentos precisos e eficazes, acabam levando a repetição de ideias e consequentemente a obtenção dos mesmos resultados.

Empresas mundialmente consolidadas em seus mercados, a exemplo do McDonald ‘s, que sempre que enxerga a necessidade, complementa seu cardápio, são a prova de que independente do seu porte é necessário manter uma oferta de produtos atualizada para se manter competitiva. A realização de um estudo minucioso das características, aliado a análise da viabilidade técnica e econômica da ideia inicial, são etapas primordiais que devem ser seguidas quando se deseja desenvolver um produto de boa aceitação no mercado. (Quer saber um pouco mais de como o McDonald’s se tornou um sucesso mundial? Leia nosso artigo!).

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